Google ajudou a movimentar até R$ 37 bi na economia brasileira

São Paulo – As ferramentas oferecidas pelo Google ajudaram empresas brasileiras a movimentarem R$ 37 bilhões na economia e a manterem 430.000 empregos.

Esse número foi calculado com base no faturamento de empresas, grandes ou pequenas, e criadores de conteúdo “que usam os serviços do Google para impulsionar os seus negócios, alcançar mais consumidores, monetizar seus negócios e financiar sua criatividade”, afirmou o diretor de relações institucionais do Google Brasil, Marcelo Lacerda.

O estudo, encomendado pelo Google, foi feito de forma independente pela Deloitte e analisou apenas dados que estavam disponíveis publicamente. Os dados são de 2015.

É a primeira vez que a empresa de tecnologia faz essa pesquisa no Brasil. Ela já foi realizada duas vezes na Europa, em países distintos.

O relatório mediu o impacto dos três maiores serviços usados por essas companhias: o Google AdWords, AdSense e YouTube. Ainda que a companhia tenha outros serviços como desenvolvimento de aplicativos para Android e o G Suite, o impacto para as empresas e a economia não é tão relevante quanto os três que foram analisados.

Impacto de cada serviço

O Adwords é a ferramenta para inserir anúncios nas páginas de busca do Google. É, de longe, o serviço que mais gerou impacto para as empresas no Brasil: foram de R$ 13 bilhões a R$ 37 bilhões movimentados na economia e a manutenção de 160.000 a 430.000 postos de emprego.

Para cada real investido em publicidade no Google, as empresas tiveram retorno bruto de R$ 3,40 a R$ 8,00, segundo o relatório. O valor foi estimado com base nos lucros obtidos pelas empresas através dos seus investimentos em publicidade neste serviço.

Já o AdSense é um serviço de inclusão de publicidade em sites, que remunera de grandes editoras a pequenos criadores de conteúdo, sem a intermediação de agências de publicidade. Globalmente, esses editores receberam R$ 34 bilhões por acordos de hospedagem de anúncios.

No Brasil, esse valor é de R$ 1,1 bilhão a R$ 1,2 bilhão, com a manutenção de 13.000 a 14.000 empregos.

O YouTube foi o terceiro serviço avaliado pela pesquisa. Ao permitir a publicação de anúncios em seus vídeos, criadores de conteúdo embolsaram de R$ 300 a R$ 400 milhões. O serviço também ajudou a criar 3.000 a 5.000 vagas de trabalho. Esse valor não leva em consideração os vídeos pagos, ganhos com livros ou eventos que alguns Youtubers produzem.

Os valores movimentados através desses três serviços não podem ser somados, já que algumas empresas usam mais de uma ferramenta.

Obstáculos

Segundo Lacerda, “o estudo mostra como a internet pode ser motor de crescimento da economia”. No entanto, o cenário ainda está longe do observado em países desenvolvidos. “A publicidade digital no Brasil ainda não é madura. Ainda há obstáculos no acesso à internet”, afirmou Lacerda, apontando que 41% da população brasileira não tem acesso à internet.

O Google espera aumentar o uso dos seus serviços com o novo centro de engenharia, inaugurado em Belo Horizonte, o Google Campus, voltado para startups em São Paulo, e o novo YouTube Space, no Rio de Janeiro, que será aberto em 2017.

 

Fonte: exame.com

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